A disciplina Marketing é ofertada para os estudantes do 3o semestre das habilitações de Publicidade e Propaganda. A disciplina é essencial na formação dos estudantes, uma vez que coloca os alunos em confrontos importantes para o desenvolvimento não só acadêmico como profissional, ao trabalhar a prática lado a lado com a teoria. O marketing hoje faz parte do dia-a-dia de qualquer empresa, apresenta respostas para como competir em outras bases que não apenas o preço. O fator que determina a prosperidade da empresa são as idéias e ofertas engendradas por marketing. A razão de ser de produção, compras, pesquisa e desenvolvimento, finanças e outras funções das organizações é apoiar esse trabalho frente ao mercado de consumidores, foco principal das empresas. A participação de monitor possibilita um acompanhamento mais próximo dos desenvolvimentos dos trabalhos práticos, dirimindo dúvidas, acertando estratégias, elevando as discussões em sala, além de propiciar ao estudante monitor a possibilidade de contato com a prática docente numa disciplina básica do Curso de Publicidade e Propaganda.
-PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MÍDIA
A disciplina Mídia é ofertada para os estudantes do 5º semestre das habilitações de Publicidade e Propaganda. Uma vez que com o constante surgimento de novos veículos de mídia e novas plataformas que oferecem suporte para veiculação de mensagens publicitárias, a disciplina Mídia tornou-se essencial para o desenvolvimento do egresso. Com um foco na prática e na realidade do mercado profissional, e complementando os conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas voltadas ao planejamento e desenvolvimento de campanhas publicitárias, o egresso terá contato com a diversidade de visões e de ações que ele poderá encontrar no mercado. A participação de monitor possibilita um acompanhamento mais próximo dos desenvolvimentos dos trabalhos práticos, dirimindo dúvidas, acertando estratégias, elevando as discussões em sala, além de propiciar ao estudante monitor a possibilidade de contato com a prática docente numa disciplina básica do Curso de Publicidade e Propaganda.
Projetos de Extensão:
-PROJETO RASTRO AGÊNCIA JR.
A Rastro Agência de Publicidade UFC foi criada em 2011 a partir da iniciativa de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda que sentiam a necessidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos na sala de aula em projetos práticos da própria Universidade. Sua principal proposta é simular uma agência do mercado, sendo dividida em cinco setores: atendimento, planejamento, mídia, criação e produção. A partir desta simulação, há uma profissionalização dos estudantes para que possam entrar no mercado de trabalho com uma maior gama de conhecimentos e habilidades práticas e conceituais. O projeto de extensão apresenta considerável crescimento e torna-se cada vez mais importante e atuante no espaço acadêmico, contribuindo para a formação dos estudantes do curso e para o enriquecimento pessoal e profissional de seus integrantes. Em conseqüência da qualidade dos serviços prestados, a Rastro desperta interesse tanto nos alunos que desejam participar do projeto, como no mercado, que já encontrou novos talentos dentre os integrantes da agência. Em pouco mais de dois anos de atuação, a Rastro já realizou parcerias com diversos cursos da Universidade e instituições sem fins lucrativos. Dentre as atividades já desenvolvidas, estão a criação de identidades visuais, gerenciamento de mídias online, plano de comunicação, workshops para alunos e clientes, etc.
-RASTRO EMPRESA JúNIOR
A Rastro Agência de Publicidade UFC foi criada em 2011 a partir da iniciativa de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda que sentiam a necessidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos na sala de aula em projetos práticos da própria Universidade. Sua principal proposta é simular uma agência do mercado, sendo dividida em cinco setores: atendimento, planejamento, mídia, criação e produção. A partir desta simulação, há uma profissionalização dos estudantes para que possam entrar no mercado de trabalho com uma maior gama de conhecimentos e habilidades práticas e conceituais. O projeto de extensão apresenta considerável crescimento e torna-se cada vez mais importante e atuante no espaço acadêmico, contribuindo para a formação dos estudantes do curso e para o enriquecimento pessoal e profissional de seus integrantes. Em conseqüência da qualidade dos serviços prestados, a Rastro desperta interesse tanto nos alunos que desejam participar do projeto, como no mercado, que já encontrou novos talentos dentre os integrantes da agência. Em pouco mais de dois anos de atuação, a Rastro já realizou parcerias com diversos cursos da Universidade e instituições sem fins lucrativos. Dentre as atividades já desenvolvidas, estão a criação de identidades visuais, gerenciamento de mídias online, plano de comunicação, workshops para alunos e clientes, etc.
-PROJETO RASTRO AGÊNCIA JR.
A Rastro Agência de Publicidade UFC foi criada em 2011 a partir da iniciativa de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda que sentiam a necessidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos na sala de aula em projetos práticos da própria Universidade. Sua principal proposta é simular uma agência do mercado, sendo dividida em cinco setores: atendimento, planejamento, mídia, criação e produção. A partir desta simulação, há uma profissionalização dos estudantes para que possam entrar no mercado de trabalho com uma maior gama de conhecimentos e habilidades práticas e conceituais. O projeto de extensão apresenta considerável crescimento e torna-se cada vez mais importante e atuante no espaço acadêmico, contribuindo para a formação dos estudantes do curso e para o enriquecimento pessoal e profissional de seus integrantes. Em conseqüência da qualidade dos serviços prestados, a Rastro desperta interesse tanto nos alunos que desejam participar do projeto, como no mercado, que já encontrou novos talentos dentre os integrantes da agência. Em pouco mais de dois anos de atuação, a Rastro já realizou parcerias com diversos cursos da Universidade e instituições sem fins lucrativos. Dentre as atividades já desenvolvidas, estão a criação de identidades visuais, gerenciamento de mídias online, plano de comunicação, workshops para alunos e clientes, etc.
ICA1396 - MARKETING T psaviomaciel Sala CS212 Segunda 08:00/12:00
Total de Créditos 0
Universidade Federal do Ceará
Instituto de Cultura e Arte (ICA)
Fone (85) 3366-9223
Av. Mister Hull, s/n - Campus do Pici - Fortaleza-Ceará - CEP: 60.440-554